a beleza das orquideas

a beleza das orquideas
uma das minhas paixões

quarta-feira, 26 de maio de 2010

e quando surgirem os problemas!!!


Os problemas tambem acontecem.

       Estas duas planta que estão nas fotos , estão num estado bem ruin. 

       A planta desta foto  é uma bealara .
    
    Esta planta foi comprada com a  muda já adulta , depois de uns quatro mêses aqui conosco, ela floreceu , deu duas hastes, depois de um tempo uma começou a secar , dai aconteceu que apenas seis flores abriram , onde eram para abrir doze .  agora começou a amarelar e ai nós vamos tentar recupera-la, e colocar no blog passo a passo doque iremos fazer, e doque acontecera a ela com passar dos mêses, atravéz de fotos .
       
       A planta da foto a baixo é uma  phalaenopsis, e dá para observar como as folhas estão amareladas.
       mas como a phal se adapta muito bem a um canto que temos aqui em casa, um amigo nos deu esta planta , com a esperança que aqui ela consiga crescer e florecer, é claro!!!.








     Bom , o primeiro passo eu acho que será , principalmente com a bealara  , é trocar o substrato.  agora que cairam as flores, vamos trocar todo o substrato por outro novo, dar uma boa adubada com um adubo diluido em água, e dixar ela bem quietinha descansando.

     um adubo que tem dado bom resultado aqui nas nossas plantas é o fertilizante ORQUIDEAS  fórmula  10-10-10- da vitaplan.
     basta diluir em água , e colocar na volta da planta.
     notei um grande nascimento de raizes e bulbos em 95% da plantas que foram adubadas com ele.
 
     primeiro :      iremos tirar a planta do vaso e dar uma lavada geral , desde as  folhas até as  raizes ,cortar as raizes mortas ou podres na maioria das vezes por excesso de umidade.

     segundo:       colocar argila expandida no fundo do vaso , e colocar o substrato , que no nosso caso , preferimos um substrato não muito esfarelado, prefiro um substrato em pedaços maiores.  pedaços de coco
pedaços de madeira de pinus esterilizado e carvão. o substrato esfarelado segura muita umidade. e no caso de recuperar uma planta , acho que não seja muito aconselhavel, precisamos de um substrato que tenha uma boa drenagem.

                              Primeiro , cortamos a haste da bealara , bem junto a folha .

                                
        depois retiramos a planta do vaso.  observe como estava úmida, as raizes estavam muito encharcadas, algumas estavam podres, e tiveram que ser retiradas .

                          

             lavamos com bastante agua, usando uma escova pequena para limpar bem entre as folhas e raizes.


                               
                 a foto a cima mostra a planta totalmente limpa , e com as raizes secas, ficaram mais ou menos umas seis horas assim secando em cima de um papel toalha.
  
                                                                        
                             
                  
      depois foi só lavar as pedras, colocar a planta em cima e preencher com o substrato .
      agora que as raizes estão secas, vamos molhar o substrato com adubo diluido em água , colocar no orquidário e esperar algum tempo para ver o resultado.

             esta é a planta , em fase de florecimento, quatro flores abertas, e dois botões para abrir.





                   A outra planta , a phalaenopsis , não estava tão ruin quanto a bealara, pelo menos as raizes , não estavam tão podres ,,,   um dos problemas eu acho que foi o substrato que estava muito esfarelado, e dai eu acho que prejudica a oxigenação das raizes.
                       
                  separamos o substrato , da para ver o farelo a direita da foto , isso alem de  diminuir a oxigenação,, conserva mais umidade , por estar muito esfarelado.... melhor é colocar substrato novo.



                                   
                                   limpamos bem as raizes para colocar no substrato novamente.




             Cortamos a haste acima do terceiro broto.



Adubamos com um adubo liquido para orquideas da vitaplan,,,  10-10-10, que tem dado um ótimo resultado,  mas não coloco como especificado na embalagem,, acho que não se deve adubar em excesso , e na embalagem  indica para adubar a cada quinze dias, eu coloco nas minhas plantas a cada dois mêses, e as vezes coloco esterco de galinha seco que acho que foi um ótimo adubo que encontrei,  perto de casa e sem custo nenhum,, é só espalhar no sol e deixar secar bem ,virar várias vezes e deixar secar bem,,, depois se aplica na volta do vaso, sem tocar nas raizes  ,, e em pouca quantidade , par não queimar a planta..   os resultados são ótimos.

colocamos canela em pó só  no corte da haste, porque a planta esta muito fraca  . vamos esperar umas duas semanas para a planta  melhorar , e ver qual sera sua reação.. se não nascer broto, nem haste floral  , colocaremos canela em pó espalhada em cima do substrato.

o adubo que usamos é este ai fácil de achar,,   mas meu conselho e que não se deve adubar com tanta intensidade quanto diz na embalagem,, eu uso uma vêz a cada dois mêses, mais ou menos..

Um comentário:

  1. Amei! Tenho duas phalaenopsis, uma amarela e a outra roxa. Vc colocou de forma bem prática para se entender; cuidadrei das minhas da mesma forma. Grata Bjs.
    Sheila.
    P.S. Sucesso com seu blog!

    ResponderExcluir