a beleza das orquideas

a beleza das orquideas
uma das minhas paixões

terça-feira, 1 de junho de 2010

nascimento de brotos




                                   esta foto mostra um galho quebrado com um broto nascendo.


    pelo que pude observar neste pouco tempo que cultivo orquideas , as vezes dá certo com algumas espécies, coloca-las na rua .       amarra-las em alguma arvore,  em um lugar onde pegue pouco sol, e tenha bastante umidade, é uma boa opção para quem quer tentar dar uma recuperada na sua planta.

    é claro que algumas espécies , vão se adaptar mais rápido doque outras, algumas nem se adaptarão tão bem assim.. dai vai muito da sua percepção , e observar o comportamento de sua planta .
    desenvolvimento de raizes,, bulbos, spatas.  são um ótimo sinal de que tudo vai indo bem.


                                                                     


                 A  foto acima ,é um pedaço de uma planta onde eu havia retirado uma parte que estava quebrada e acabou restando apenas estas duas folhas.   acabei  jogando fora, pois estavam muito amareladas .
                Foi ai que me veio a idéia de colocar na rua  , e acabei amarrando numa árvore perto do orquidário, depois de uns três mêses , começou a crescer este broto que aparece ai no meio das duas folhas.

                 o mais interessante é que eu percebi que as folha tambem tiveram uma ligeira melhora.

                 o broto então nem se fala, eu mesmo , não esperava que fosse nascer alguma coisa ali, agora quando vejo o tamanho que já esta a folha, sei que não devo colocar nem um pedaço de planta fora, as vezes por mais seco e morto que pareça, pode nascer um broto, e até vir a se tornar uma bela planta denovo.


                                                                   
      As fotos  acima e a baixo  mostram   mais dois  pedaços da parte traseira de outras  plantas , que eu cortei e coloquei no substrato, depois de uns três a quatro mêses  tambem já estavam com brotos .

       acho que uma grande dica, é não mexer na planta , deixe ela ali quietinha no canto dela.   regue, adube, mas não perturbe.   quanto mais carinho e sossego , mais ela vai crescer linda e forte.

               

      Esta foto , mostra um teste que eu fiz.   esta planta estava no tronco , peguei ela e cortei bem ao meio , da para perceber bem no centro da foto ,  dividi a planta em duas , sem tirar do tronco, coloquei canela em pó no corte , para não ter perigo de pegar algum fungo ou alguma doença.

       E ai está o resultado, olhando bem  a foto, ao lado direito do corte, dá para ver o broto nascendo, isso demorou uns dois mêses depois que eu fiz o corte. agora crescerá duas frentes na planta, e daqui a alguns mêses, poderei dividir o tronco e ter duas plantas iguais.
     
               na foto a  cima mostra o  crescimento de dois brotos na mesma planta, mostrando que a planta se adaptou muito bem ao lugar onde foi colocada.



                                       
                     estas duas fotos são de um dendrobium , dá para perceber o broto já com as raizes bem desenvolvidas, dai é só arrancar , colocar a muda no substrato , e esperar para que ela se desenvolva.       não esqueça de colocar canela em pó no lugar onde foi tirado a muda , para não dar fungos ou alguma outra doença.


                              
                         esta phalaenopsis esta com flor á uns dois mêses  e agora começou a colocar mais botões para florir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário